Bommmm Diaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!

Para todos que gostam de compartilhar um pouco de tudo...
E de tudo um pouco................

sábado, 22 de junho de 2013

Um sentimento!



Hoje no trabalho, um colega se admirou do numero de casos raros que nós atendemos nesse pequeno hospital. Eu lhe respondi que na verdade os casos estão em todos os lugares, só que aqui, apesar de todas as dificuldades, nós temos uma equipe que se esforça para superar os obstáculos e fazemos os diagnósticos! Sim  nós fazemos a diferença!
  Em dias como hoje, me sinto cansada, sem esperanças, pensando em desistir. 
  Não é fácil conviver com a doença, o sofrimento, a dor e a morte todos os dias.
  Estou acompanhando uma paciente jovem que esta em fase terminal! É triste. Acompanho sua historia desde que era pequena! A unica coisa que me consola é saber que se eu não estivesse aqui, ela provavelmente já teria partido. Não poderia ter aproveitado sequer esses poucos anos que teve. Mas essa criança eu pude socorrer e as muitas pessoas que chegam aos nossos serviços de saúde já sem condições de tratamento ou cura e por que? Simplesmente não tiveram a oportunidade de serem atendidas e diagnosticadas a tempo. 
   É triste depender de um sistema que sabemos não nos entregarão os exames a tempo de poder fazer alguma coisa pelo paciente. É triste saber que o paciente não terá acesso a cirurgia ou tratamento necessário a tempo de se tratar. 
  Vejo todos os dias pessoas morrendo precocemente, por falta de recursos para que possamos ajuda-las. Todos os dias me pergunto: O que mais poderia ter feito?
  Uma vez um Vereador me pediu para dar preferencia para uma conhecida sua no atendimento, porque ele estava muito preocupado com suas condições. Eu lhe respondi que ele era uma pessoa de sorte, afinal só tinha uma pessoa com que se preocupar, eu tinha toda a população com que me preocupar!
 Sim, nossos políticos tão preocupados em garantir suas posições com suas vantagens, não se preocupam com ninguém mais do que eles próprios. Quando fazem um "favor" conseguindo uma consulta para alguém, eles estão usando o Serviço Publico a seu favor. Sua obrigação era lutar para dar um Serviço de Saúde de qualidade para todos, não só para aqueles que o beneficiarão para manter suas comodidades e poder.
  Sim cada politico que usa os Serviços Públicos de Saúde dessa forma, se omitindo de lutar por uma Saúde melhor para todos, esta matando milhares de pessoas que não terão acesso ao tratamento. É pena que no atestado de óbito não possamos colocar como causa mortis: Corrupção, Ganancia ou Avareza! Porque essa é a verdadeira causa da morte desses pacientes.
  Em quase 23 anos trabalhando num serviço publico nunca recebi a visita de um politico procurando saber o que poderia fazer para melhorar as condições de atendimento dos pacientes!
  O sentimento de impotência surge quando fazemos denuncias ao Ministério Publico, as entidades de classe e nada muda.
  Dentro do Direito, matar é crime! Então creio que cada politico corrupto deveria responder pelo crime de assassinato doloso, sim houve o Dolo. Intenção e omissão!
  Me questiono se não é uma luta inglória continuar lutando contra esse Sistema!! Dele sei que não vou participar. 
   Há poucos anos para me aposentar, descubro que não poderei me aposentar jamais. O salario que receberia não me permitiria sobreviver com o minimo de dignidade! Abri mão de cargos, posições e benefícios, porque feriam minha dignidade e ética pessoal. E o preço que pago por me manter honesta e honrar minha profissão será trabalhar alem das minhas condições físicas,até morrer e continuar vendo meu salario reduzido todo mês em nome de uma previdência que não existe de fato!
   Quando vejo políticos recebendo aposentadorias milhonarias, me pergunto O que fiz de errado? E me respondo: Fui honesta!
  E nesse momento reflito: Que caminho percorrer, que caminho a seguir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário