Bommmm Diaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!

Para todos que gostam de compartilhar um pouco de tudo...
E de tudo um pouco................

sábado, 11 de janeiro de 2014

Quanto vale uma criança?????


Reagan : O sucesso de um programa assistencial é  medido pelo numero de pessoas que deixam de necessitar dele.

      Hoje lembrei de um fato que ocorria muito há uns 30 anos atrás.
      Nos sinais de transito haviam mulheres com crianças no colo e outras ao redor pedindo esmolas.
      Com o decorrer do tempo, aquela cena que comovia e mobilizava as pessoas que passavam e que acabavam dando dinheiro para essas mulheres passou a ser vista como uma forma de exploração das crianças que muitas vezes eram "alugadas para tal fim" e que não se beneficiavam dos lucros obtidos. Lembro de uma reportagem onde uma mulher declarou que preferia aquela atividade a um emprego por ser mais lucrativa e sem obrigações e quando falou o rendimento diário, me lembro bem, que era maior do que o
meu, então residente do Programa de Residencia médica.
      Passaram-se trinta anos e apesar de todas as propagandas, hoje vejo uma situação não muito diferente.
     Nos dias atuais, não se vêem mais essas mulheres com crianças no colo nos sinais de transito, mas vemos mulheres atras de programas assistenciais, de declarações para conseguir benefícios e bolsas, recorrendo a justiça para obter pensões.
    Então me pergunto: O que mudou??????
    Será que daqui a 30 anos essas mulheres não precisarão mais desses auxílios para viverem e criarem seus filhos? ou apenas modificaram a forma de exploração das crianças.
     Quantas mulheres engravidarão após seus filhos crescerem para não perderem seus benefícios?
     Essas bolsas realmente beneficiarão as crianças? O quanto vai contribuir para que no futuro essas crianças se tornem cidadãos independentes, produtivos e confiantes em si mesmo.
      A realidade que vivo não é das mais promissoras. No meu dia a dia o que vejo não me dá muitas esperanças.
      Atendo mães que não seguem o tratamento de seus filhos, mas que na época de renovação dos benefícios chegam aos serviços de saúde desesperadas a procura de declarações e atestados para garantir o seu dinheiro.
      Uma vez uma mãe me pediu declaração de invalidez para uma criança que era saudável, simplesmente porque queria ter o "direito" ao dinheiro!!!
      Por outro lado, uma mãe me contou que recebe 70 reais de bolsa família e 100 reais de pensão do pai da criança e que este não entendia porque ela ainda insistia em fazer faxinas, já que o dinheiro era suficiente!!!!!!!
     Esses benefícios ajudam essas famílias realmente a melhorarem de vida ou apenas reforçam a ideia de que são incapazes de conseguir uma vida melhor com seu esforço. 

     Tem um beneficio que é ligado ao comparecimento da criança a escola, mas do que adianta isso, se a criança vai uma escola que não ensina e a passa automaticamente roubando-lhe a oportunidade de aprender

    Qual a diferença daquela pedinte no sinal de transito e essas mulheres que vivem do dinheiro recebido de benefícios para as crianças? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário