Bommmm Diaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!

Para todos que gostam de compartilhar um pouco de tudo...
E de tudo um pouco................

sábado, 11 de janeiro de 2014

Manual do bom veranista!



Se você é uma das milhões de pessoas que viajam no verão, de férias, para hotéis, casas alugadas, casas de parentes, amigos, e de ocasião,para a praia ou montanha, ai vão algumas dicas e recomendações resultantes de muitos anos vivendo no litoral.

Lembre-se é você que esta de férias, não sua educação e civilidade.

Observo que algumas pessoas em férias tem uma regressão ao estado de barbárie.


1- VOCÊ esta de férias, não o mundo. Existem pessoas no local que você esta que trabalham, acordam cedo, tem obrigações. Respeite essas pessoas. Não coloque musica alta, não faça barulhos desnecessários.A felicidade não é surda! Respeite o horário dos estabelecimentos que você frequenta.

2- Você esta de férias não a sua educação, se é que tem. Vou contar um segredo: Para ter prazer, curtir adoidado, ser feliz não é necessário desrespeitar os outros, empurrar, gritar com prestadores de serviço, empatar a fila, só porque você não tem horário.

3- Você esta de férias, não as Leis vigentes no país. Existe horário de silencio, é proibido estacionar o carro na frente da garagem dos outros, não é permitido roubar ou melhor se apropriar de propriedade alheia, invadir a casa dos outros para usar mangueiras e chuveiros, levar mudas e vasos de plantas dos jardins.

 4- Você esta de férias, mas seus animais continuam precisando de cuidados e os outros não tem obrigação de conviver com os hábitos de seu animal. Então, soltar animais em locais públicos,andar sem coleira, não recolher as fezes do animal em locais públicos, não limpar os quintais onde eles urinam, tranca-los em casa quando não estão acostumados para ficarem latindo ou chorando a noite inteira não são atitudes aceitáveis.

5-  O lixo que você produz quando esta na praia, piscina, cachoeira, trilhas deve ser levado por você até a lixeira mais próxima e se não tiver no local,levar  para o local onde você esta hospedado. Não interessa se você gosta ou não de viver em local sujo, tenha certeza que os outros não gostam. Ande com sacolas plasticas na bolsa ou bolso. No final do dia, recolha tudo e jogo no lixo.

6- Se quiser levar um pouco de areia e água, leve para sua casa, onde mora, não para o local onde esta hospedado ou para o restaurante ou bar.

7-  Você esta de férias, descontraído, relaxado, mas ninguém tem obrigação de ver seu corpinho fora de forma,suas pelancas ou barrigão, sua cara barbada e seu cabelo despenteado no restaurante, no bar ou nas ruas. Se componha. Quer exibir o corpinho, tire a roupa no seu trabalho ou na casa da sua sogra.Não é questão de moralidade, é de estética mesmo.

8-Se estiver em grupo cuidado para não ser atingido pela metamorfose e se transformar em gafanhoto que destrói tudo por onde passa. Observo que quando as pessoas estão em grupo adquirem uma falsa sensação de segurança e tem um comportamento abusivo e desrespeitoso. Cuidado, vocês podem simplesmente serem expulsos, presos, multados da mesma forma que individualmente. Ao longo dos anos, vários municípios, países e estabelecimentos criaram leis e regulamentação impedindo esses grupos de ter acesso ilimitado aos locais, simplesmente porque só causam prejuízo e desconforto no local. Você pensa que é o tal, só porque esta em grupo, fazendo o que bem entende, rindo, gritando e tumultuando? Sinto muito, mas você simplesmente esta afastando a possibilidade de ser bem recebido novamente nos locais. Você não é poderoso, você é sem educação mesmo. Você é um chato.

9- Seus amigos que moram em locais turísticos não são donos de hotéis. Alias, até em hotéis é necessário fazer reserva. Telefone antes, pergunte se podem recebe-lo em determinado periodo. Quando estiver hospedado na casa de alguém  lembre-se que os moradores tem suas atividades rotineiras a cumprir, então ajude. Ajude na limpeza, na cozinha, nos banheiros. Mantenha o local arrumado, não invada a privacidade dos donos da casa. Ajude no abastecimento da casa e não falo só da alimentação, mas também no material de limpeza, papel higiênico e outros produtos que são consumidos em maior quantidade com sua estadia.

10- Você tem filhos, viaja com crianças. Vou contar um segredo, todos gostam de crianças, mas educadas. Ninguém tem obrigação de aguentar falta de educação e limites do filho dos outros. Ninguém tem obrigação de aguentar criança que mexe em tudo sem pedir permissão. Ninguém tem obrigação de aguentar gritaria de criança correndo na rua, tarde da noite, no corredor dos hotéis e restaurantes. A função de pai e mãe não tem direito a férias, não é obrigação de ninguém tomar conta de seus filhos para você descansar. Se quer alguém para isso contrate uma babá.

11- Você esta de férias mas não planejou, reservou ou organizou nada, pois é, não adianta ser grosseiro com os atendentes do aeroporto, agencia de viagem ou turismo, recepção do hotel. No período do verão tudo esta ocupado. Não são eles que tem que resolver o problema que você criou com sua irresponsabilidade. Eles são prestadores de serviço, não babás de marmanjo, nem santos salvadores.

12- As cidades turísticas e principalmente no litoral costumam ser pequenas e não ter infra-estrutura adequada para atender a demanda de verão, fora que o clima costuma dificultar ainda mais com períodos de secas ou tempestades com catástrofes naturais. Então prepare seu espirito esportivo para aguentar, falta de água, de luz, fila na padaria, falta de abastecimento no supermercado, emergências nos hospitais lotadas.

13- Você esta de férias, não condenado a morte vivendo seus últimos dias sobre a face da Terra. Lembre-se você vai ter que voltar a sua rotina e depende de sua atitude para ter boas ou más lembranças desse tempo precioso que se chama férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário